terça-feira, 25 de agosto de 2015

2° ano - Técnicos em Meio Ambiente - Manhã - GRN


COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR FRANCISCO ZARDO
               ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL



2° ano - Técnicos em Meio Ambiente - Manhã
Profª Mariane
Gestão de Recursos Naturais - GRN
 Silvicultura
·    Ler o artigo sobre propagação de sementes e o texto na apostila de silvicultura - órgãos reprodutores. Postar comentários sobre o tema. OBS: são um comentário para cada texto - apostila e artigo.
         Colocar nome, número e turma.
Data da entrega: 27/08/15  quinta feira-feira
Valor: 4,0 pontos na data e 2,0 pontos nos próximos dias.


20 comentários:

  1. Amanda Aparecida de Andrade Nº03 2ºMA



    As flores simples é composta por sépalas: a função é de proteger a flor quando ainda está em botão ou a noite. As pétalas coloridas atraem os insetos para polinizar a flor, depositando no estigma. Os grãos de pólen são microscópicos e podem ter diferentes formatos, são depositados no estigma e seguem através de tubos extremamente estreitos, do estilete ao ovário da planta. As flores geram seu pólen nas anteras e geralmente fertilizado pelo pólen de outra espécie por abelhas e ouros insetos. As plantas com flores são classificadas em famílias de acordo com o tipo de sua flor como o dente-de-leão e as rosáceas. As angiospermas possuem as flores com órgão reprodutivo, as hermafroditas possuem tanto órgão masculino quanto feminino e as dedióica possuem apenas um deles. Uma flor hermafrodita é composta por quatro conjuntos de folhas mudadas denominado verticilos florais, eles são inseridos em um ramo denominado receptáculo floral. Os verticilos florais são o cálice, constituído pelas sépalas, a corola, constituída pelas pétalas, o androceu, constituído pelos estames, e o gineceu, constituído pelos carpelos. Quando uma flor possui os quatro é denominada completa e ao contrário é denominada incompleta. As sépalas são as maiores partes da flor e ela cobre e protege o botão até ele abrir e o conjunto delas é denominado cálice floral.
    Pétalas estão internas nas sépalas e o conjunto de pétalas forma a corola. O perianto é formado pelos dois verticilos florais externos, as angiospermas são plantas que possuem sementes protegidas por frutos e a presença de flores e frutos e elas são divididas em Monocotiledôneas e Dicotiledôneas.

    ResponderExcluir
  2. Milena Avelar Guerra Nº24 2ºMA

    Propagação de Sementes


    As flores simples são compostas por sépalas onde sua função é proteger a flor quando ainda é um botão e as pétalas que atraem insetos para a polinização.
    Os polens são microscópicos e de variados formatos, eles seguem por um tubo estreito do estilete até o ovário da planta, esses tubos tocam o pólen para que haja a fertilização.
    Os geradores dos pólens são as anteras, insetos como abelhas moscas e até o vento trazem o pólen de uma planta para a outra para que haja a fertilização.
    As plantas que possuem flores são divididas em famílias de acordo com o tipo de sua flor como o dente-de-leão e as leguminosas.
    As flores de jardim recebem um tratamento na plantação para se conhecer o solo, umidade e etc.
    As angiospermas possuem a flor como órgão reprodutivo, as monóica ou hemafroditas apresentam órgãos reprodutivos do sexo feminino e também o masculino e já as dedióica apresentam penas um deles, sendo assim apenas o masculino ou apenas o feminino.
    Uma flor monóica é composta por quatro conjuntos de folhas mudadas, os verticilos florais, este é então inserido em ramos que é o receptáculo floral. Os verticilos florais são o cálice-sépalas, a corola- pétalas, o androceu-estames, e o gineceu-carpelos.
    A flor que possui os quatro verticilos é uma flor completa, ao contrário é uma flor incompleta.
    A função das sépalas é cobrir e proteger o botão antes dele se abrir e o conjunto delas forma o cálice floral. As pétalas se localizam na parte interna da sépala e seu conjunto forma a corola.
    O perianto é formado pelo cálice e a corola, angiospermas tem sementes que são protegidas por frutos e também possuem flores, as flores e frutos são totalmente essenciais para seu desenvolvimento pois as cores e néctar atrai pássaros que ajudam na polinização.
    As angiospermas são divididas em monocotiledôneas e dicotiledôneas.

    ResponderExcluir
  3. Rafaela Caroline Machado N°27 / 2°MA

    Silvicultura - órgãos reprodutores

    Os estames (órgãos masculinos) e os carpelos (órgãos femininos) são órgãos reprodutores de uma planta com flor. Todos os estames são constituídos por filete e antera, responsáveis pela formação de pólen que intervêm na reprodução. Cada carpelo é constituído pelo estigma, estilete e ovário, no ovário que se formam os óvulos que também intervêm na reprodução. Os grãos de pólen têm de ser transportados da antera ate ao estigma para originar uma planta nova.
    As flores, reprodutores exclusivos das angiospermas, porpedunculo ou pedicelo,que prende a flor no caule. Receptáculo floral onde se encaixa o verticilo, folhas modificadas geralmente em circulo. A maioria das flores apresenta quatro verticilos florais (cálice, corola, androceu e ginoceu), mas há outras flores que apresentam um ou mais verticilos chamadas incompletas. Verticilos presentes nas maiorias das flores: cálice-conjunto de folhas de cor verde chamadas de sépalas; Androceu- reprodutor masculino; Gineceu- reprodutor feminino.

    ResponderExcluir
  4. Milena Avelar Guerra Nº24 2ºMA


    Apostila Silvicultura




    Os órgãos reprodutores de uma planta com flor são estames no caso dos masculinos e carpelos no caso dos femininos, os estames são formados por filete e antera, e é nas anteras que se formam os pólens. O carpelo é formado pelo estigma, estilete e ovário cada um, e é nos ovários que se formam os óvulos para a reprodução. Para a formação de uma nova planta o pólen vai da antera até o estigma.
    As flores são compostas por pedicelo que tem como função prender a flor ao caule, o local onde se encaixa o verticilo é denominado receptáculo floral, as flores em geral, ou pelo menos a maioria apresentam quatro verticilos o cálice a corola o androceu e o gineceu e são as flores completas, porem não são todas, algumas apresentam um ou dois e são chamas de flores incompletas.
    Os verticilos presentes nas flores são o Cálice, Androceu e Gineceu.
    As plantas dioicas possuem apenas um, sendo ele androceu ou apenas com gineceu, já as monoicas possuem ambos na mesma flor.
    Algumas plantas espalham suas flores por ramos separadas, e outras dão inflorescências que são agrupadas, as inflorescentes são confundidas com flores por serem tão juntas.

    ResponderExcluir
  5. Gabriele Caroline Sordi Nº 10 / 2º M.A

    Propagação de Sementes
    As flores mais simples são formadas por sépalas, que são responsáveis pela proteção da flor na fase de crescimento, ou quando se fecha a noite, são geralmente verdes, que são parecidas com as folhas e as pétalas que são responsáveis pela atração dos insetos até a flor pra que aconteça a polinização, são coloridas e delicadas.
    Os polens são pequenos por isso não conseguimos visualizar sem um aparelho adequado. Logo que o polem é posto na flor, eles vão por um tubo estreito até o ovário da flor.
    As flores geram o polem nas anteras, que são através de insetos, e até o vento é capaz de levar o polem de outra especie até a flor , para que possa acontecer a fertilização.
    As que são flores de jardim tem que mais cuidado com o ambiente e com a luminosidade do local.
    As flores que possuem dois sexos são chamadas de hermafroditas e são formadas por cálice, pelas sépalas, a corola, pétalas, o androceu, pelos estames, o gineceu e pelos carpelos.

    ResponderExcluir
  6. Tiago Lucca Pupia, nº 31, 2ºMA

    Propagação de Sementes

    A diversos tipos de flores, podem ser coloridas e chamativas, ou pequenas e esverdeadas.
    Cada uma tem uma função, que vai além de enfeitar a natureza, mais sim a de produzir sementes e gerar uma nova geração daquela planta.
    Uma flor simples é composta por sépalas e pétalas, cabe as sépalas proteger o botão da flor e no momento em que se fecha à noite. As pétalas em sua maioria coloridas, chamam a atenção de insetos para polinizar a flor que irá trazer o pólen de outra flor que por sua vez será depositado no estigma.
    O pólen só pode ser visto com um microscópio, onde se poderá ver que possuem formatos variados.
    Depois do pólen chegar ao estigma, e iram seguir por tubos extremamente estreitos, do estilete ao ovário. Porem para que aja o desenvolvimento do ovulo, no ovário, é necessário que um desses finos tubos os toquem e o fertilizem.
    Os pólens nas flores são gerados nas pontas dos estantes. Para a planta é melhor que seja fertilizado pelo pólen de outra espécie, onde cabe aos insetos e ao vento transportar o pólen de uma espécie a outra.
    As flores de jardim devem ser plantadas em ambientes corretos, pois estas não podem ser plantadas antes de se conhecer a luminosidade do ambiente o solo e sua umidade diferente das flores silvestres já que estas possuem a capacidade de se desenvolverem de acordo com o tipo de solo e o clima.

    FLOR: é o órgão reprodutor das plantas angiospermas. As que apresentam órgão reprodutivo de ambos os sexos são chamadas como hermafroditas e as que apresentam órgão somente de um sexo são chamadas de dióica.
    As hermafroditas são constituídas por quatro conjunto de folhas modificadas, os verticilos florais que são, o cálice, a corola, o androceu, e o gineceu,
    Existem flores completas que apresentam os quatro verticilos florais e as incompletas quando falta um ou mais componentes.
    As sépalas possuem a função de proteger o botão floral e seu conjunto forma o cálice floral.
    As pétalas são em sua maioria coloridas e são localizadas internamente às sépalas e seu conjunto forma a corola
    O cálice floral e a corola formam um conjunto denominado perianto que significa em torno da flor.

    ResponderExcluir
  7. Pedro Henrique Stival N°26 2°MA

    Propagação de Sementes


    Alem do aspecto estético que as florestas trazem também tem a função reprodutiva já que ajuda com a produção de sementes de plantas tornando mais fácil o seu surgimento e crescimento.
    A polinização pode ser feita através de insetos ou até mesmo pelo vento ja que os grãos de polem são tao pequenos que não são visíveis a olho nu portanto facilmente carregados pelo vento.apos serem depositadas no estigma os grãos percorrem um caminho até o ovário da planta , para a formação de sementes é necessário que sejam tocados por um fino tubo , para q possam ser fertilizadas.
    A flor é o órgão reprodutivo das plantas angiospermas podendo ser hermafroditas já que apresentam órgãos reprodutores de ambos os sexos e dedióicas que apresentam órgãos reprodutores de apenas um sexo (masculino ou feminino)
    Quando a flor esta em desenvolvimento a sépala é encarregada de proteger a flor quando ainda esta em botão ou quando se fecha a noite, as cores das petá-las servem para atrair insetos e consequentemente polinizar outras flores ou a mesma com o polem contido no inseto atraído
    As hermafroditas são geralmente constituídas por Verticilos florais que sao inseridos em um ramo especializado chamado receptáculo floral, sendo os quatro verticilos florais:
    *CÁLICE: constituído pelas sépalas
    *COROLA: constituída pelas pétalas
    *ANDROCEU: constituído pelos estames
    *GINECEU: constituído pelos carpelos
    Quando ha a falta de um ou mais desses componestes a flor é chamada incompleta
    As angiospermas são plantas que possuem sementes protegidas por frutos. Estas plantas também apresentam flores.a necessidade das flores e frutos se da já que são fundamentais para o desenvolvimento das angiospermas pela ajuda das flore de cores vivas na polinização e dos frutos para proteger as sementes da planta
    A separação das angiospermas é feita em dois grupos que são as Monocotiledôneas e as Dicotiledôneas

    ResponderExcluir
  8. Pedro Henrique Stival N°26 2°MA


    Apostila Silvicultura


    Ciência que dedica seus estuda a métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar povoamentos florestais que satisfaçam as necessidade do mercado e também tem como foco a manutenção o aproveitamento e uso racional das florestas. Tem como parte dos seus estudo a revitalização de florestas com o plantio de especies nativas de forma que aumente a possibilidade da manutenção dos biomas locais ajudando tanto na recuperação de recursos hídricos e na manutenção da biodiversidade de forma que vise alimentar a eficiência do processo.
    O cultivo de arvores é uma das maiores atividades exercidas pela silvicultura por ser um dos mais importantes instrumentos para a obtenção de matéria prima de forma que cumpra a demanda que vão desde pequenos agricultores à grandes industrias de base florestal assim como suprir as demandas ecológicas e ambientais já que a regeneração de florestas realizada é de grande interesse ecológico, cientifico, econômico e social .também permite a obtenção de uma produção sustentável.

    ResponderExcluir
  9. Lucielli Mahira Trevizan Luz, nº20 2ºMA
    Silvicultura
    Existem diversos tipos de flores, dos mais diversificados tamanhos e cores, apesar de contribuírem para a beleza da natureza, existe um objetivo reprodutivo: contribuir com a produção de sementes do vegetal.
    Composição de uma flor simples: composta com Sépalas e Pétalas.
    Sépalas: protege a flor em sua fase inicial de desenvolvimento, ou seja, ainda está em botão, ou quando se fecha à noite. Geralmente são verdes e lembram folhas, são as partes mais externas da flor. O conjunto de sépalas forma o cálice floral.
    Pétalas: atrai os insetos que polinizam a flor, ou seja, trazem o pólen da mesma flor para o estigma. Geralmente coloridas e localizam-se internamente ás sépalas. O conjunto de pétalas forma a corola.
    Grãos de pólen tem diversos formatos, porém, só poder ser vistos a microscópio.
    Após depositados no estigma, os grãos de pólen segurem através de tubos estreitos, do estilete para o ovário da planta.
    As flores geram seu pólen nas pontas das antenas, a fertilização ocorre por abelhas, vespas, borboletas e algumas espécies de moscas, ou pelo vento, o que pode ser melhor por ocorrer a fertilização de pólens de especies diversificadas.
    Familias de flores: o dente-de-leão, as rosáceas (rosas), umbelíferas (parecidas com os guarda-chuvas), ranunculáceas (família do botão-de-ouro) e as leguminosas (produzem sementes como a ervilha ou feijão).
    Flores hermafroditas geralmente são constituídas por 4 conjuntos de folhas modificadas, os verticulos florais. 1- cálice: constituído pelas sépalas; 2- corola: constituídas pelas pétalas; 3- androceu: const. pelos estames; 4- ginoceu: const. pelos carpelos. Flores com os 4 verticulos: completas, quando falta um ou mais é incompleta.
    As angiospermas são plantas que possuem sementes protegidas por frutos. Estas plantas também apresentam flores.
    A presença de flores e frutos tem cores vivas, néctar e cheiros que atraem pássaros e insetos que ajudam na polinização das angiospermas, que é fundamental para o desenvolvimento dessas plantas.

    ResponderExcluir
  10. nome :Lorena Cristina Casoni Lima nº 19 2º M.a

    Apostila de Silvicultura

    • órgãos reprodutores
    A flor é a unidade reprodutiva de algumas plantas (angiospermas). Partes da flor incluem pétalas (são folhas modificadas de várias cores e o conjunto delas é chamado de corola) , sépalas (são folhas modificadas de cor verde e o conjunto delas é chamada de cálice), um ou mais carpelos (os órgãos reprodutivos femininos), e estames (os órgãos reprodutores masculinos).Existem flores que possuem só o androceu que são dioicas(masculino) ou apenas o geminoceu (feminino) e também que tem os dois na mesma flor ou seja monoicas
    As partes principais reprodutivos femininos são os carpelos, que estão fundidos em conjunto na maioria das flores para formar um pistilo. O pistilo é encontrado geralmente no centro da flor, ele tem três partes: uma parte no topo chamado de estigma, o tubo fino levando para baixo chamado de estilo, e o saco na parte inferior chamado um ovário. Quando os grãos de pólen (do órgão masculino) são transportado da antera para o estigma se origina uma nova planta
    Os órgãos masculinos são mais simples que os do feminino eles tem duas partes: anteras e filete. Anteras no topo produz o pólen e o filete um tubo fino levando para baixo.
    As flores são compostas por: A haste que prende a flor ao caule (pedicelo), aonde é encaixado o ventrículo (receptáculo floral), conjunto de folhas modificadas que ficam muitas vezes em círculos (ventrículo). Existem flores completas e incompletas, as flores completas possui o seu ventrículo floral completo (cálice, corola,giminoceu e androceu), e incompletas porque há ausência de algum ou alguns ventrículos florais. As flores podem ser separadas em ramos, enquanto outras estão unidas chamada de inflorescência.

    ResponderExcluir
  11. nome :Lorena Cristina Casoni Lima nº 19 2º M.a

    • Propagação de sementes
    Existem flores pequenas,grandes,esverdeadas,coloridas,de todos os tipos ( podem ser classificadas em famílias) pesando esteticamente, mais além de lindas elas tem um objetivo reprodutivo claro, contribuir para a propagação de sementes do vegetal dando origem a novas plantas,
    Mas você já olhou realmente de perto uma flor? Se você olhar, você veria que uma flor é composta de muitas partes, sendo uma delas as sépalas e pétalas. As sépalas tem a função de proteger a flor quando ainda botão ou a noite quando se fecha, já as pétalas coloridas tem função de “chamar “ os insetos para polinizar a flor propagando a disseminação das espécies. Além de insetos a fertilização pode ser feita pelo vento.
    Á vários formatos de pólen mais pelo seu pequeníssimo tamanho so da pra ver por microscópio
    Após os grãos de pólen serem colocados no estigma, eles passam através de tubos muito estreitos, seguindo do estilete ao ovário,para ser fertilizados é preciso que sejam tocados por um desses finos tubos. Nas pontas das estantes é produzido o pólen.
    Existem flores completas e incompletas, as flores completas possui o seu ventrículo floral completo (cálice, corola,giminoceu e androceu), e incompletas porque há ausência de algum ou alguns ventrículos florais, As angiospermas são plantas que possuem sementes protegidas por frutos. Estas plantas também apresentam flores, as flores e frutos são muito importantes as flores (já foi citado ), e o fruto protege a semente
    As angiospermas podem ser divididas em dois grandes grupos:
    Monocotiledôneas
    Possuem flores trímeras, ou seja, múltiplas de três;Apresentam raízes finas e de tamanho pequeno, logo possuem vida curta;Possuem crescimento primário;Sementes com um cotilédone (primeiras folhas que surgem dos embriões). Exemplos de plantas angiospermas monocotiledôneas: capim, arroz ,trigo ,aveias
    Dicotiledôneas
    Apresentam raízes profundas ;Possuem folhas com presença de nervuras ;Sementes com dois cotilédones ;Crescimento secundário ;Possuem ciclo de vida maior dos que as monocotiledôneas ;Algumas espécies apresentam caule lenhoso ;Possuem flores múltiplas de quatro ou cinco.
    Exemplos de plantas angiospermas Dicotiledôneas: cerola, roseira, morango, pereira, macieira, algodoeiro, café

    ResponderExcluir
  12. Amanda Aparecida de Andrade Nº03 2ºMA

    Apostila Silvicultura

    Os orgãos reprodutores de uma planta com flor são os estames e oa carpelos.Estames é constituido pelo filete e pela antera,já os carpelos é constituido pelo estigma,estilete e o ovario.A maioria das flores apresentam quatro verticilos Cálice,Corola,Androceu,Gineceu que são chamadas de flores completas,há outras que possuem um ou mais verticilos ausentes e são chamadas flores incompletas.Alguns tipos de plantas distribuem flores isoladamente pelos ramos,já outras são agrupadas formando deinflorescências,algumas inflorescências são unidas que acabam sendo confundidas com uma flor.

    ResponderExcluir
  13. Larissa Cruz Vidal n°17 2°MA

    Propagação das Sementes
    Algumas flores podem ser coloridas e vistosas, outras pode ser pequenas e esverdeadas. O objetivo reprodutivo de uma flor é contribuir com a produção de sementes do vegetal, assim novas plantas podem surgir e se desenvolver.
    A flor e composta por sépalas e pétalas. A sépala tem a função de proteger a flor, durante sua fase inicial de desenvolvimento, as pétalas coloridas tem a função de atrair insetos para polinizar a flor, ou seja, trazer o pólen de outra flor, que seja da mesma espécie e depositar no estigma. As flores produzem o pólen nas pontas dos estantes( chamadas anteras).
    A flor é o órgão reprodutivo das angiospermas; as flores que possuem órgão reprodutor feminino e masculino recebe o nome de hermafroditas, e as que possuem órgão reprodutor de um sexo apenas recebe o nome de dioica.
    A flor hermafrodita é constituída por quatro conjuntos de folhas modificadas, os verticilos florais, que são: Cálice, Corola, Androceu e Gineceu. A flor que apresenta estes quatro verticilos é chamada de completa.
    O conjunto formado pelos dois verticilos florais mais externos e chamados de perianto. As angiospermas são plantas que possuem sementes protegidas por frutos. As angiospermas são divididas em dois grupos:
    - Monocotiledôneas: Possuem raízes finas e pequenas, tem vida curta, possuem crescimento primário, exemplos: Milho, Centeio, Trigo, Palmeiras e etc.
    -Dicotiledôneas: Possuem raízes profundas, crescimento secundário, exemplo: Ipê, Rosas, Feijão, Vagem e etc.

    ResponderExcluir
  14. Tiago Lucca Pupia, nº 31
    Apostila Silvicultura


    Uma planta com flor possui dois órgãos reprodutores, os estemes que é o órgão masculino e os carpelos que são os femininos.
    Um estame é constituído por filete e antena. As antenas são produtoras de pólen. Um capelo é constituído por estigma, estilete e ovário. Os ovários formam os óvulos que intervêm na reprodução. Uma nova planta é originada quando o grão de pólen vai da antena ao estigma
    Os órgão reprodutores exclusivos de uma angiosperma são as flores, compostas por pedúnculo que prende a flor ao caule,  receptáculo floral, que é o local onde se encaixa o verticilo e o verticilo, que é o conjunto de folhas modificadas. Grande maioria das flores apresentam quatro verticilos florais e por esse motivo são chamadas flores coropletas. Porem também a as incompletas que não possuem um ou mais dos verticulos.
    Os verticulos são: Cálice conjunto de folhas modificadas, constituídos por pétalas, Corola, folhas modificadas que constituem pétalas, androceu órgão reprodutor masculino e gineceu reprodutor feminino
    Algumas plantas possuem um só órgão reprodutor que é o caso das dioicas já a outras que podem possuir os dois chamadas de monoicas.
    A especies de plantas que tem suas flores espalhadas pelos ramos e outras agrupadas (inflorescências)

    ResponderExcluir
  15. Larissa Cruz Vidal n°17 2°MA

    Apostila de Silvicultura
    Os órgãos reprodutores de uma planta com flor são:
    - Estames ( órgão masculino) e Carpelos( órgão feminino). O estame é formado pelo filete e pela antera, as anteras produzem os grãos de pólen. O carpelo é formado pelo estigma, estilete e ovário. Para surgir uma nova planta, os grãos de pólen devem ser transportados da antera até o estigma.
    As flores, órgão reprodutores exclusivos das angiospermas, composto por pedúnculo ou pedicelo, receptáculo floral, verticilo. A maioria das flores apresenta quatro verticilos florais ( cálice, corola, androceu e gineceu), chamadas flores completas.
    Algumas plantas são dioicas, ou seja, possuem flores apenas com androceu ou apenas com gineceu, outras são monoicas, ou seja, possuem o androceu e o gineceu na mesma flor. Algumas espécies de plantas distribuem suas flores isoladamente pelos ramos e outras, se encontram agrupadas, formando o de inflorescências. Algumas são tão unidas e organizadas que são confundidas com uma flor.

    ResponderExcluir
  16. Gabriel Ravanelo Nogueira n°11 2°MA

    As flores simples são compostas por sépalas onde sua função é proteger a flor quando ainda é um botão e as pétalas que atraem insetos para a polinização. Os polens são microscópicos e de variados formatos, eles seguem por um tubo estreito do estilete até o ovário da planta, esses tubos tocam o pólen para que haja a fertilização. Os geradores dos pólens são as anteras, insetos como abelhas moscas e até o vento trazem o pólen de uma planta para a outra para que haja a fertilização. As flores de jardim recebem um tratamento na plantação para se conhecer o solo, umidade e etc.As angiospermas possuem a flor como órgão reprodutivo, as monóica ou hemafroditas apresentam órgãos reprodutivos do sexo feminino e também o masculino e já as dedióica apresentam penas um deles, sendo assim apenas o masculino ou apenas o feminino.Uma flor monóica é composta por quatro conjuntos de folhas mudadas, os verticilos florais, este é então inserido em ramos que é o receptáculo floral. Os verticilos florais são o cálice-sépalas, a corola- pétalas, o androceu-estames, e o gineceu-carpelos.A flor que possui os quatro verticilos é uma flor completa, ao contrário é uma flor incompleta.A função das sépalas é cobrir e proteger o botão antes dele se abrir e o conjunto delas forma o cálice floral. As pétalas se localizam na parte interna da sépala e seu conjunto forma a corola.O perianto é formado pelo cálice e a corola, angiospermas tem sementes que são protegidas por frutos e também possuem flores, as flores e frutos são totalmente essenciais para seu desenvolvimento pois as cores e néctar atrai pássaros que ajudam na polinização.As angiospermas são divididas em monocotiledôneas e dicotiledôneas.

    ResponderExcluir
  17. Gabriel Ravanelo Nogueira n°11 2°MA

    SILVICULTURA

    Os órgãos reprodutores de uma planta com flor são estames no caso dos masculinos e carpelos no caso dos femininos, os estames são formados por filete e antera, e é nas anteras que se formam os pólens. O carpelo é formado pelo estigma, estilete e ovário cada um, e é nos ovários que se formam os óvulos para a reprodução. Para a formação de uma nova planta o pólen vai da antera até o estigma. As flores, reprodutores exclusivos das angiospermas, porpedunculo ou pedicelo,que prende a flor no caule. Receptáculo floral onde se encaixa o verticilo, folhas modificadas geralmente em circulo. A maioria das flores apresenta quatro verticilos florais (cálice, corola, androceu e ginoceu), mas há outras flores que apresentam um ou mais verticilos chamadas incompletas. Verticilos presentes nas maiorias das flores: cálice-conjunto de folhas de cor verde chamadas de sépalas; Androceu- reprodutor masculino; Gineceu- reprodutor feminino.

    ResponderExcluir
  18. Rafaela Caroline N°27/ 2°MA

    Repostando Porque o outro sumiu !!

    As flores são compostas por sépalas e pétalas. As sépalas tem a função de proteger a flor quando está em sua fase inicial ou á noite. As pétalas como são coloridas atraem insetos para polinizar a flor depositando-o no estigma.
    Os grãos do pólen só pode ser visualizado microscopicamente e são de diferentes formatos, sendo depositados no estigma, seguem em tubos extremamente estreitos direto ao estilete do ovário da planta.
    As flores geram seu pólen nas anteras, na maioria das vezes as plantas são fertilizadas pelo pólen de abelhas,borboletas,pelo vente etc.
    As plantas são classificadas em famílias, de acordo com o tipo de flor que produzem.
    As flores possuem ambos sexos masculino e feminino são chamadas de hermafroditas e as que possuem um sexo dedióica. As que apresenta cálice,corola,androceu e gineceu é uma flor completa já as que falta ou tem mais chama-se flor incompleta.
    A função de proteger o botão floral é feito pelas sépalas geralmente verdes, seu conjunto forma o cálice floral e o conjunto de pétalas a corola. As angiospermas são divididas em Monocotiledôneas e Dicotiledôneas.

    ResponderExcluir
  19. Rafaela Caroline Machado N°27/ 2°MA

    As flores são compostas por sépalas e pétalas. As sépalas tem a função de proteger a flor quando está em sua fase inicial ou á noite. As pétalas como são coloridas atraem insetos para polinizar a flor depositando-o no estigma.
    Os grãos do pólen só pode ser visualizado microscopicamente e são de diferentes formatos, sendo depositados no estigma, seguem em tubos extremamente estreitos direto ao estilete do ovário da planta.
    As flores geram seu pólen nas anteras, na maioria das vezes as plantas são fertilizadas pelo pólen de abelhas,borboletas,pelo vente etc.
    As plantas são classificadas em famílias, de acordo com o tipo de flor que produzem.
    As flores possuem ambos sexos masculino e feminino são chamadas de hermafroditas e as que possuem um sexo dedióica. As que apresenta cálice,corola,androceu e gineceu é uma flor completa já as que falta ou tem mais chama-se flor incompleta.
    A função de proteger o botão floral é feito pelas sépalas geralmente verdes, seu conjunto forma o cálice floral e o conjunto de pétalas a corola. As angiospermas são divididas em Monocotiledôneas e Dicotiledôneas.

    ResponderExcluir